domingo, 10 de junho de 2012

[Portugal] Crônica da 5ª Feira do Livro Anarquista de Lisboa

Realizou-se, na Faculdade de Belas Artes de Lisboa de 25 a 27 de maio de 2012, esta 5ª edição da Feira do Livro Anarquista.
Se o objetivo assumido era o de aprofundar e divulgar as ideias anarquistas, na sua diversidade, enquanto ataque real a esta sociedade exploradora, autoritária e antropocêntrica, incentivando as publicações independentes, criando espaços de discussão e de troca de ideias, então o balanço poder-se-á considerar deveras positivo. E o mote foi sempre o de partir do inconformismo face a todas as formas de dominação, promovendo o pensamento libertário e a rejeição de qualquer mediação política. Do mesmo modo esteve sempre presente o respeito pela singularidade e as diferenças entre cada indivíduo e grupo.
O sucesso desta partilha residiu não só da qualidade da interação entre todos os companheiros e companheiras presentes, de tantos lados do mundo, seja do grupo organizador ou dos e das que animaram os debates, do público ávido de livros, revistas ou de respostas. Com questões. E aí cada um/uma de nós deu, amorosamente, a sua visão. Sim, a partilha, a colaboração, a interação, o debate, a organização desta feira, estão de parabéns. A solidariedade esteve presente em muitas bancas, não esquecendo nenhum e nenhuma compa preso/a e, em particular, os/as compas na Grécia. E são tantos/as. Precisam de toda a nossa solidariedade. Ativa. E da nossa luta.
Presentes bancas da Agência de Notícias Anarquistas (ANA), AIT-Seção Portuguesa, Biblioteca Terra Livre (São Paulo, Brasil), Biblioteca e Observatório dos Estragos da Sociedade Globalizada (Lisboa), Caldas da Rainha pela Ética Animal, Campanha pelas Sementes Livres, Centro de Cultura Libertária (Almada), Centre International de Recherches sur l'Anarchisme (Marselha, França), Contra Info, CNT-AIT - Federación Local de Madrid (Espanha), Coice de Mula, Edições Versus Capitalismus, Eztabaida Gune Antiautoritarioa (Bilbao, País Basco, Espanha)), Grupo Surrealista de Madrid (Espanha),  In my Time Distro, Jornal Buraco, Librería Bakakai (Granada, Espanha)), Livraria Letra Livre (Lisboa), Oak Distro,  Plataforma Anti-Guerra Anti-Nato, Raividições,  Rechazo distro (Santurtzi),  Revista Alambique (Alentejo), Tertúlia Liberdade (Lisboa), Textos Subterrâneos.
Um programa cheio, cumprido integralmente. Os debates foram ricos e participados. Os livros e revistas encantatórios. Os filmes deliciosos. Cumplicidades foram tecidas e outras, porventura, desfeitas. A anarquia ganha com isso. Nós também.
Saúde e anarquia! Liberdade sempre!
Emília Cerqueira

Programa da feira:
http://feiradolivroanarquista.blogspot.pt/p/sexta-feira-25-de-maio-14h-abertura-da.html

                                              Para baixar a revista Alambique nº 4 (Primavera de 2012):
                                                       http://www.mediafire.com/?g1r1jlld1rt6t16

Sem comentários:

Enviar um comentário