quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Boulangerie de Paris - Porto (comunicado a distribuir)


SOLIDARIEDADE ACTIVA com @s Trabalhadoras/es da BOULANGERIE DE PARIS-PORTO

HÁ DUAS VIAS DIFERENTES  FRENTE À AMEAÇA DE  ENCERRAMENTO DAS EMPRESAS:

Em 2004, as cerca de 90 trabalhadoras da fábrica de confeções “Afonsinho”, em Arcos de Valdevez, perante a ameaça dos patrões alemães de deslocalização da fábrica para outro país de mão de obra mais barata, OCUPARAM A FÁBRICA não deixando sair nem mercadoria nem maquinaria e matérias primas, trabalharam em AUTOGESTÃO durante seis meses e passado quatro anos  recuperaram a empresa.

Também desde há vários anos, em países como a Argentina e o Brasil, as experiências de AUTOGESTÃO PELOS PRÓPRIOS TRABALHADORES de empresas, ameaçadas de encerramento pelos patrões, se sucedem (“Disco d’Oro” e outras). Em Espanha a CNT (confederação sindical anarco-sindicalista) juntamente com o criado Instituto de Ciências Económicas e da Autogestão , apoia as tentativas de alargamento das experiências deste tipo frente à onda de encerramentos fraudulentos de empresas pelo patronato.

Em Março passado trabalhadores da empresa Cerâmica de Valadares, em Gaia, ocuparam a empresa contra os salários em atraso pela entidade patronal. Com essa ocupação conseguiram na altura que a maior parte dos salários fossem pagos pelos patrões, suspenderam a ocupação e retomaram o trabalho. Pouco tempo depois o patronato decretou o Lay-off e hoje estão em casa sem trabalho.

Também a maioria dos trabalhadores ameaçados de encerramento das empresas têm sido aconselhados pelos sindicatos oficiais a contentarem-se em garantir os subsídios de desemprego. Efetivamente isso é O MÍNIMO a fazer para garantir que os trabalhadores não morram de fome… MAS, frente ao aumento diário do desemprego, SERÁ ISSO A  SOLUÇÃO?... Devem @s trabalhadoras/es contentar-se em ver o patronato calmamente desmontar as empresas, retirar maquinarias e matérias primas, ROUBANDO assim o ganha pão a quem vive do trabalho, ou deverão @s trabalhadoras/es impedi-lo, seguindo os exemplos acima?...Claro que haverão  sempre  umas “almas caridosas” a advertirem-nos para a “ilegalidade” de tais soluções … MAS…e o CRIME (“legal” ou não) de CONDENAR À FOME E À MISÉRIA @s  trabalhadoras/es e as suas famílias?...Aceita-se?...Fica impune?... Que fazer então?...

Em cada caso deverão ser @s própri@s trabalhadoras/es envolvid@s a decidi-lo e ninguém mais!

CONNOSCO E COM MUITOS MAIS, INCLUSIVE A NÍVEL INTERNACIONAL, PODERÃO CONTAR,  NÃO SE RESIGNANDO A ACEITAR AS MIGALHAS DO RESULTADO DO SEU TRABALHO – que é aquilo que patrões e Estado sempre estão dispostos a “dar” para “compensar” os seus ROUBOS às classes trabalhadoras…

FECHO DE EMPRESAS NÃO!AUTOGESTÃO!    TOMEMOS AQUILO QUE É NOSSO!     NÃO NOS RESIGNEMOS!

                              UNID@S E AUTO-ORGANIZAD@S NÓS DAMOS-LHE$ A “CRISE”!
                  AIT-SP (Associa¬ção Internacional dxs Trabalhadores/as – Secção Portuguesa )
                                                        SOV-Sindicato de Ofícios Vários- PORTO

CONTACTA:  http://sovaitporto.blospot.com          <sovaitporto@gmail.com>          223324001 (PF)

Sem comentários:

Enviar um comentário