quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Breves considerações sobre o Acampamento libertário/alternativo


Decorreu no fim de semana de 7,8 e 9 de Setembro no lugar da Queiva - Valongo mais um acampamento libertário/alternativo.
Retomámos pois o espirito do ano anterior, no sentido de que este tipo de iniciativa tivesse continuidade, apesar de algumas resistências e também -o que nos entristece muito- da falta de participação e empenho no evento por grande parte daqueles que se dizem e se assumem como libertários . De qualquer forma o pessoal que organizou o acampamento,do SOV-Porto da  AIT-SP e da Terra Viva!AES, não ficou de todo surpreendido com esta falta de solidariedade -  e também não serão
estes contratempos que nos irão desmobilizar de continuar com esta iniciativa já agendada para o próximo ano.Continuamos a acreditar que iniciativas como estas - que incluem aspectos lúdicos e convivênciais com pessoas de diferentes cidades e países, discussões sobre a realidade politica , social , económica e ecológica, participação em acções conjuntas, etc.- poderão esboçar novas formas de relacionamento igualitário, solidário e actuante entre pessoas conscientes e sensiveis,  de forma a  começarmos a trilhar caminhos opostos ao consumismo, ao capitalismo, ao individualismo e ao despoduramento dos governantes que, sem honra ,sem vergonha, sem inteligência, se revelam como meros mentecaptos, armados em detentores de verdades balofas que, à  falta de outras soluções ...  fazem merda e da CRASSA - e somos nós que apanhamos com ela. Basta!!
É por isto e outras  razões que é necessário "meter a mão na merda"...Para a limpar!...E nem que inicialmente apenas  sejamos dois ou três eu estarei lá!
Perfilhando os principios da Ecologia social, este acampamento teve também como objectivo informar e mobilizar a população local para a ameaça que constitui o projecto da construção de uma mini-hídrica naquela  zona protegida de Valongo, bem como iniciar a sensibilização  do conjunto da população da área metropolitana  do Porto para ajudar a travar este projecto meramente economicista e privado , cujos promotores, demagógicamente, uma vez mais,  querem fazer crer que ele se destina à melhoria da "qualidade de vida" da população residente na zona e àreas envolventes. Com este objetivo foi realizada uma trilha pedestre de descoberta social, histórica e ecológica de conhecimento do local, abrangendo parte do Parque Paleozoico de Valongo.
Notícias publicadas no passado 15 de Setembro, no Jornal Público afirmaram que o projecto em questão ainda não está licenciado e conta com a oposição de "ambientalistas" e da Câmara Municipal de Valongo
Em assembleia de campo foi discutido e  redigido pelos presentes (portugueses,franceses,romenos alemães e gregos)  um "Manifesto/Apelo" de contestação a este projecto que será divulgado junto de associações e orgãos de comunicação bem como em redes sociais

Lena Morais SOV porto/AIT-sp

                                                                                  
                                                           APELO/PROTESTO
                       NÃO AO PROJECTO DA MINI-HÍDRICA no Alto do Castelo (Valongo)

@s participantes e visitantes do Acampamento Libertário/Alternativo 2012” , na zona de Alto do Castelo, Azenha, Valongo, provenientes das seguintes cidades: Atenas, Berlim, Dusseldorf, Ermesinde, Faro, Grenoble, Lisboa, Porto, Timisoara, Valongo,  reunid@s em assembleia no dia 9 de Setembro de 2012 e cientes do autêntico atentado sócio-ambiental e cultural que significa a resolução do atual governo português de impor, contra a vontade da população local, de várias associações sócio-ambientais e culturais, da Faculdade de Ciências do Porto, da Freguesia de Campo e do próprio Município de Valongo, um projeto de aproveitamento hidro-eléctrico (mini-hídrica) no rio Ferreira, na Zona Protegida do Alto do Castelo – lugar da Queiva ( parte integrante da Rede Natura 2000 e do Parque Paleozoico de Valongo),  projeto esse já contestado legalmente e reprovado em 2011 pelas entidades acima referidas, vem por este meio:

1º- Alertar a opinião pública contra esta decisão autoritária e arbitrária do atual governo, que a ser posta em prática terá consequências irreversíveis sobre o património ambiental, biológico, científico e cultural daquele local;

2º-Apelar à visita ao local de todas as pessoas interessadas na sua defesa de forma a observarem e a conhecerem melhor as razões desta nossa tomada de posição;

3º-Apelar também, de forma veemente, à mobilização da chamada “sociedade civil”, das associações juvenis , populares, culturais, ambientais e das estruturas e coletivos locais, formais ou informais, da região do Porto Metropolitano,  de forma a que possamos impedir este atentado;

4º-Iniciar desde já uma CAMPANHA à escala local, regional, nacional e internacional para que esta resolução autoritária do atual governo não se concretize.

DEFENDAMOS AS ÁREAS PROTEGIDAS –E A PROTEJER- DAS SERRAS DE VALONGO!

BEM VINDAS AS DECISÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO– que esperamos se mantenham ao longo do tempo- DE OPOSIÇÃO A ESTE PROJETO!

Organizemos ENCONTROS SESSÕES DE INFORMAÇÃO e MOBILIZAÇÃO POPULAR!

NÃO AO PROJETO DE MINI-HÍDRICA NA QUEIVA – ALTO DO CASTELO!

Valongo, 9 de Setembro de 2012





1 comentário:

  1. Boas.
    Eu gostaria de participar, não necessariamente no acampamento, mas sinceramente não encontro muita informação.
    Com respeito ao acampamento pensei passar por lá para estabelecer contacto e conhecimento mas não consegui saber onde se desenvolveu, isto é procurei o local em mapas mas não dei com o sítio.
    Com relação a outras iniciativas como disse falta algo de informação, mesmo este blog acho que poderia-mos dinamiza-lo mais colaborando.
    O mesmo poderia ser em relação com o local quanto mais dinâmico mais possibilidades de as pessoas entrarem em contacto e se interessarem. Digo eu.
    A minha pedra começa por aqui.
    Saúde

    ResponderEliminar