domingo, 21 de outubro de 2012

EU FIZ PARTE E NÃO ME PAGAM!

Como é quase público Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura deve milhões de euros a entidades e profissionais que contratou para executar os seus serviços culturais.


Uma grande quantidade de colectivos e pessoas aplicaram o seu tempo, meios e dinheiro para que os projectos fossem possíveis. Muitos deles até agora não foram recompensados de qualquer forma, outros apenas em parte. Muitas destas entidades não têm dinheiro em caixa que lhes permita sanar dividas que foram obrigados a contrair com trabalhadores e fornecedores para que os projectos fossem executados. Ficamos assim numa espiral de dividas que fragiliza ainda mais um sector já em risco!

A juntar às dificuldades financeiras têm surgido dezenas de casos de um tratamento desprezível por parte da organização. Desde recusa de assinar contratos até alteração de condições previamente contratadas. Muitos de nós, têm cedido às várias pressões por compreensivelmente estes trabalhos representarem uma bolsa de ar nesta apneia que é o nosso mercado de trabalho. Muitos de nós têm mantido o silêncio por medo de entrar em incumprimento, por medo de quebrar relação profissional, por medo de desafiar a grande instituição.

Estamos perante uma incrível falta de responsabilização por parte dos gestores e produtores de Guimarães 2012. Duas entidades em completo incumprimento profissional e moral para com os cidadãos. Duas entidades que se têm refugiado no silêncio, na recusa do diálogo. Aqueles que deveriam ser os primeiros a procurar soluções e formas de luta(o) ou dizer basta, são aqueles que apelam ao gratuito, ao amadorismo, a um retrocesso na profissionalização da criação artística.


Eu Fiz Parte e Não me Pagam é um movimento de profissionais que se sentem lesados moral e financeiramente com Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. Este movimento representa não apenas os directamente envolvidos como todos os profissionais da área da cultura que se sentem identificados e solidários com a situação.


Estão todos convidados a fazer parte deste movimento. Podem juntar-se através do email < eufizparteenaomepagam@gmail.com > ou facebook http://www.facebook.com/pages/Eu-fiz-parte-e-não-me-pagam/  .O movimento pretende ser anónimo, pelo que nomes de instituições e profissionais não serão divulgados.
É fundamental o apoio de todo o sector cultural. Basta de ficarmos para o fim de todos os orçamentos! Guimarães 2012 é mais um dos mais altos exemplos do valor que se atribui à cultura e aos seus profissionais neste país!

1 comentário:

  1. Ontem domingo, 28 de Out. algumas e alguns de nós, da AIT-SP/S.O.V-Porto, estivemos lá a ajudar a distribuir em Vila Flor comunicados de um grupo de trabalhadores lesados, denunciando a situação ao público assistente dos vários espetáculos que decorreram à noite. A aceitação das pessoas foi bastante boa.
    Contudo estas e estes companheirxs lesadxs poderão dar alguns passos em frente mais para pressionar a resolução do problema. Um deles é urgentemente ( e nós podemos ajudar) comunicar para a chamada "Autoridade para as Condições de Trabalho" (ACT) o que se está a passar; O outro é convocarem uma ASSEMBLEIA com mais gente na mesma situação, para um local onde se possa discutir mais formas de pressão sobre xs responsáveis, e organizarem-se em vários grupos de trabalho (imprensa, divulgação, recolha de informações, etc.,) grupos de trabalho esses que são responsáveis PERANTE A ASSEMBLEIA e que não visam criar quaisquer "representantes" para falar ou agir em nome dos outros mas apenas para executar aquilo que a assembleia dxs trabalhadoras/es lesados determinarem.

    AUTONOMIA! DEMOCRACIA DIRETA! INTERVENÇÃO DIRETA DE TODXS XS LESADXS!

    TRABALHAR SEM RECEBER - NÃO PODE ACONTECER!

    GUIMARÃES - CULTURAL OU DA "ESMIFRA" OFICIAL?!...

    ZP.

    ResponderEliminar