terça-feira, 5 de março de 2013

SESSÕES DE APRESENTAÇÂO DA AIT/SP


7 de Março | 18h
Teatro da Cerca de S. Bernardo (junto ao Pátio da Inquisição)

A Associação Internacional dxs Trabalhadorxs foi formada há 90 anos e a ela pertenceram as grandes centrais sindicais da história do anarco-sindicalismo – CGT (Portugal), CNT (Espanha), FORA (Argentina), USI (Itália). Apesar da perda de influência do sindicalismo revolucionário durante grande parte do século XX, a AIT manteve-se firme na defesa das práticas libertárias no seio do movimento operário.
Com o ressurgir do anarquismo, em finais do século passado, o movimento anarco-sindicalista tem vindo a reorganizar-se em vários países do mundo, voltando a constituir já hoje uma força importante sobretudo no sul da Europa, Europa de Leste e América Latina.

Em Portugal a AIT é representada pela Secção Portuguesa que pretende pôr em prática e difundir, no meio dxs trabalhadorxs, os princípios da acção directa, sem intermediárixs nem profissionais do sindicalismo. A AIT/SP tem neste momento núcleos em Lisboa, Porto, Chaves, Guimarães, Setúbal e Algarve.
Autogestionária e defendendo que a “emancipação dxs trabalhadorxs é obra dxs próprixs trabalhadorxs”, a AIT/SP situa-se à margem dos partidos políticos e assenta toda a sua prática em torno da solidariedade e do apoio-mútuo entre xs exploradxs.

Apoio Mútuo” é também o nome da sua revista, de que saiu recentemente o número 2.
A AIT/SP publica também regularmente o “Boletim Anarco-Sindicalista”.

Esta 5ª-feira, companheirxs da AIT/SP vão estar connosco para nos falarem das suas publicações e desta organização anarco-sindicalista.

Sessão aberta a todxs. Contamos com a vossa presença!

organização :
República Baco
República das Marias do Loureiro
Sindicato de Ofícios Vários – AIT (Porto)




Próxima sessão :  9 de Março / 21.30
                                        no C.A.R de Guimarães

            


Organização:
Núcleo de Guimarães da AIT/SP
Sindicato de Ofícios Vários do Porto- Sovporto-AIT/SP


Sem comentários:

Enviar um comentário