terça-feira, 1 de outubro de 2013

1 de Outubro - Acção internacional contra o Santander


Em solidariedade com a CNT (Confederacion Nacional del Trabajo – secção espanhola da AIT/IWA) a AIT–SP denuncia a demissão  ilegal do delegado sindical da CNT pela empresa de serviços informáticos ISBAN, do Banco Santander, exigindo a sua imediata readmissão  bem como o reconhecimento da secção sindical da CNT existente nesta empresa.
A Isban conta com mais de 10.000 trabalhadores em todo o mundo cedidos ilegalmente por outras sub-empresas. Perante o agrado da direção e a passividade dos sindicatos do comité de empresa (comissão sindical), constituído unicamente por trabalhadores do quadro do banco Santander, nenhum trabalhador cedido  faz parte deste comité. Perante esta situação a CNT constituiu uma secção sindical na Isban a fim de denunciar a admissão ilegal de trabalhadores assim como o atropelo sistemático aos seus direitos laborais (demissões irregulares massivas, precariedade absoluta, horas extras obrigatórias, deslocações frequentes para o estrangeiro, incumprimento do calendário de horários e feriados).
 O Banco reagiu, convocando uma reunião com todos os “fornecedores“ (autênticas empresas de “carne humana” que cedem os seus trabalhadores ilegalmente)  para tratar da “questão” da constituição da secção sindical da CNT na Isban.
A secção sindical da CNT nunca recebeu resposta aos seus repetidos pedidos de comunicação com a empresa, não obstante o intenso trabalho sindical levado a cabo pela secção : denúncia das demissões ilegais e dos despedimentos, realização de assembleias de trabalhadores, instalação de um posto de informação na mesa do delegado sindical, assessoria jurídica prestada aos companheiros de trabalho, distribuição de comunicados, entre outras.  
                                                                                           
                                                                                                 
A empresa Panel Sistemas que paga ao delegado sindical pelo trabalho prestado ao Banco Santander através da Isban, foi a encarregada de informar a demissão ao referido companheiro. Facto curioso se se tiver em linha de conta que 2 semanas atrás este delegado tinha sido felicitado pelo  bom trabalho levado a cabo na Isban. Além disso parece pouco provável que a Panel Sistemas esteja interessada em deixar de assegurar um serviço que lhe é deveras rentável e para o qual dispõe de um exército de trabalhadores cedidos.
Torna-se evidente que se trata aqui de um despedimento encoberto, perpetrado pelo Banco Santander e pela Isban  a fim de boicotar a atividade sindical. Eles têm interesses milionários em manter a farsa da transferência ilegal de trabalhadores e tentam evitar a todo o custo a organização destes e das suas lutas contra os atropelos aos seus direitos.
As dezenas de empresas que mantêm milhares de trabalhadores cedidos à Isban não pretendem de forma alguma que as reivindicações dos trabalhadores lhes estraguem o negócio que mantêm com um “cliente” tão rentável.
Perante esta mascarada empresarial, exigimos a reintegração na Isban do delegado sindical da CNT, bem como o reconhecimento da sua secção sindical e apelamos aos trabalhadores, cedidos ou diretos, a que se organizem em torno da secção sindical da CNT a fim de mudarem  as suas condições de trabalho bem como a injusta sociedade em que vivemos.
                                                                         
Organizados como iguais, sem políticos, sem dirigentes, sem cargos pagos, sem subsídios públicos ou privados .

               Readmissão do companheiro despedido!

       Solidariedade com a secção sindical da CNT na Isban

Sindicato de Ofícios Vários do Porto da AIT/SP
http://sovaitporto.blogspot.com  
sovaitporto@gmail.com                                                         Porto, 1 Out. 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário