domingo, 25 de maio de 2014

Campo  Libertário e da Memória Antifascista 


  Neste local há 44 anos vários grupos jovens de diferentes orientações político-ideológicas organizaram um acampamento/encontro onde, apesar da vigilância da PIDE/DGS discutiram questões como a Guerra Colonial, a repressão, a situação social  de então, etc. Deste encontro surgiriam posteriormente diferentes agrupamentos com atividades de resistência contra o regime fascista e a guerra colonial, tendo tido nos anos seguintes que enfrentar as prisões e as torturas da PIDE/DGS e tendo alguns deles sido libertos só após o eclodir do 25 de Abril de 1974.
 Reencontrarmo-nos hoje, alguns dos jovens de então, com jovens de hoje, 40 anos passados do 25 de Abril, quando tantos dos direitos e regalias conquistadas pelos trabalhadores e pelo povo ameaçam ser varridas pela febre de exploração do capitalismo selvagem e de domesticação social de governantes, patronato e demais privilegiados, estar presente neste Campo, será um imperativo a não descurar.
Neste encontro, esperamos também a presença de companheiros libertários (anarcosindicalistas e outrxs) e antifascistas, galegos, espanhois e de outros países que se nos queiram juntar.
Uma vez mais:  VIVA A LIBERDADE! Resistamos à ofensiva atual do Capital e do Estado!
FASCISMO nunca mais!...Capitalismo  e “austeridades” JÁ BASTA!   
                                                      (A equipa organizadora )

.Debates e sessões de informação sobre a MEMÓRIA da RESISTÊNCIA JUVENIL AO FASCISMO   c/ depoimentos de antifascistas participantes no Campo de 1970  .Feira do livro e publicações libertárias  .Trilhas pedestres de descoberta da zona . Canto livre social de ontem e de hoje .Pique-niques comunitários. Convívio de fraternização internacional…e ASSEMBLEIA POPULAR e apresentação de NOVOS PROJECTOS PARA A INICIATIVA LABORAL,POPULAR, SOCIAL E AMBIENTAL  de base para a área do Porto e Norte.

Programa completo a ultimar e a divulgar até finais de Julho 2014

INSCRIÇÕES na sede da Terra Viva! até 30 Agosto – para todxs

 Iniciativa conjunta de:

AIT-SP –Assoc,Internacional dos Trabalhadores –Secç.Portuguesa/s.o.v. (Sindicato de Ofícios Vários)Porto
sovaitporto.blogspot.com      sovaitporto@gmail.com
e   TERRA VIVA!/Terra Vivente –Associação de Ecologia Social R. dos Caldeireiros,213
4050 - 141 Porto
Telef.: 223324001 –967694816 -terraviva@aeiou.pt

Apoio:   IRMANDADE de Nª.S.ra do Livramento e S.Brás


            - OUTROS APOIOS E PARTICIPAÇÕES A DIVULGAR ATÉ FINAIS DE JULHO -

Sem comentários:

Enviar um comentário