sábado, 14 de abril de 2012

Solidariedade com o ES.COL.A

                                «Se ainda escutas a alegria de viver ouvirás o sinal para ficar»


Declaração Conjunta de Apoio


Lá do Alto da Fontinha dá vontade de planar. Vê-se outra cidade a ser construída. Tijolo a tijolo, dia-a-dia, mão a mão, sorriso a sorriso. Aquilo que parecia um abismo – uma escola vazia, abandonada e arruinada – tornou-se o próprio espaço do sonho.
Com os pés assentes na terra, constrói-se a solidariedade, o espírito comunitário, uma ideia de utilidade pública alicerçada na ajuda mútua e na partilha livre do conhecimento. Ali faz-se ainda a democracia directa e participativa que falta. Ali aprende-se a estar vivo. Ali vê-se que a crise que nos quer amedrontados e pieguinhas, foge a sete pés. Não, nem a crise, nem um rio seco e sequioso, nem as cajadadas dos falsos democratas, vão estancar o fluxo desta Fontinha...
 Neste momento decisivo, por uma exigência recíproca, cada um deve colocar ao outro as questões humanas e colectivas essenciais.
Esta declaração conjunta de apoio ao Es.Col.A já foi abraçada por dezanove colectivos e associações, e está aberta a mais adesões de quem quiser e quando quiser. Escreve-nos!
 Lá do alto, diremos à cidade que rejeitamos o despejo decretado pela actual gestão do Município do Porto e estenderemos a mão a quem veio por bem e para ficar.


Assinam,

AIT-SP -Núcleo de Chaves
AIT-SP - S.O.V. do Porto
AJA Norte -Assoc.José Afonso 
Assembleia Popular do Porto
Assembleia Popular de Coimbra
Associação Casa da Achada-Centro Mário Dionísio (Lisboa)
Associação Sapato 43 (Porto)
Casa da Horta (Porto)
Casa Viva (Porto)
Centro de Cultura Libertária (Almada)
Colectivo Hipátia (Porto)
GAP-Grupo de Acção Palestina (Porto)
Indignados de Lisboa
Livraria Gato Vadio (Porto)
Marcha Mundial das Mulheres
Partido Humanista
Revista Rubra
Terra Viva!Assoc.Ecologia Social (Porto)
Traga Mundos
Tribuna Socialista
União Operária Nacional (Lisboa)


Carta Aberta do Es.Col.A., 


A promessa de suspensão do despejo do Es.Col.A revelou-se um logro. Politicamente forçada a dialogar com os ocupantes da antiga Escola Primária do Alto da Fontinha, a Câmara Municipal do Porto (CMP) mais não queria do que anunciar que o despejo se mantinha, embora adiado. Em reunião com dois delegados da Assembleia do Es.Col.A, os representantes da câmara exigiram que o projecto assinasse a sua sentença de morte, traduzida num contrato de aluguer com fim em Junho. A continuidade imediata do Es.Col.a dependeria da assinatura desse papel.
Recapitulando: a 10 de Abril de 2011, um grupo de pessoas ocupou a antiga escola primária do Alto da Fontinha, devoluta e abandonada há mais de cinco anos pelo município que a devia manter. Depois de um mês de ocupação do espaço e já com inúmeras actividades a decorrer, a CMP mandou a polícia despejar violentamente os ocupantes e emparedar o edifício. Depois de um longo processo negocial, o Es.Col.A voltou à Escola da Fontinha onde se mantém até hoje, com a indiferença da CMP.
Esta farsa é, para nós, inaceitável, tal como o é o despejo em si - seja agora, em Junho, ou em qualquer altura. Perante quem tem, repetidamente, falhado no cumprimento da sua própria palavra e que entende o ultimato como forma de negociação, a posição do Es.Col.A só pode ser a de não aceitar a decisão de despejo. Fazê-lo seria desistir do sonho com que partimos para esta aventura, o de transformar as nossas vidas com as nossa próprias mãos, ensinando e aprendendo com quem se cruza connosco, nas ruas da Fontinha.


Porque o Es.Col.A, muito mais do que uma escola, é um laboratório dum mundo já transformado, resistiremos.


Precisamos do sentido solidário de toda a gente que se identifica com o projecto. Em todo e qualquer lado, que a ocupação e a libertação de espaços sejam a resposta generalizada ao ataque às iniciativas de emancipação popular dum sistema que prefere a propriedade, mesmo que abandonada, ao usufruto, mesmo que colectivo.


Que a moda pegue! ai, ai


Mais informação:
Documentário imperdível: http://vimeo.com/39829386 [Viva Filmes]
Le Monde Diplomatique: Ocupar é urbanizar: Sobre a Es.Col.A do Alto da Fontinha
Jornal i: Os Tijolos da Subversão + Libertários. Uma escola okupada no coração do Porto
Indymedia: Resistiremos!

Sem comentários:

Enviar um comentário