sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

TRABALHADORES DESPEDIDOS DO “BINGO”DO SALGUEIROS , NO PORTO, EM LUTA


 93 trabalhadoras e trabalhadores do Bingo do S.C.Salgueiros (onde já foi o cinema Trindade) no Porto, alguns com mais de vinte anos de serviço, foram “dispensados” (despedidos) e substituídos por trabalhadores mais jovens, com contratos a termo certo e com salários mais baixos.  No passado dia 15 de Dezembro, mais de uma trintena destas trabalhadoras e trabalhadores realizaram um primeiro protesto, em frente ao Bingo, no Porto, apoiados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte (CGTP) , protesto esse com o qual também se solidarizaram e no qual também estiveram presentes alguns elementos da AIT-SP /SOV-Porto.

 No comunicado à população e aos clientes então distribuído pelo SIND.TRAB.HOTELARIA do NORTE da CGTP, lia-se o seguinte:
“Somos trabalhadores do BINGO e fomos despedidos! 
O governo, com a conivência da direção do S.C.Salgueiros , decidiu encerrar a sala de jogo do bingo no dia 20 de Outubro de 2012 e mandar para o desemprego 93 trabalhadores.
O presidente do Salgueiros informou os trabalhadores naquela noite que estavam todos desempregados e que o Salgueiros não tinha dinheiro para pagar os direitos dos trabalhadores.
Contudo a sala de jogo do bingo do Salgueiros faturou, só em 2011, mais de 12 milhões de euros. Para onde foram os lucros?

Agora, o consórcio que vai explorar a sala, constituído pelo Salgueiros 08 e Pauta de Flores, L.da não quer reintegrar os 93 trabalhadores despedidos.
A atual direção do Salgueiros esqueceu-se que tinha a sala de bingo aberta porque os trabalhadores em 2004, com a sua luta, conseguiram a reabertura da sala, depois de ter sido encerrada pelo governo devido à fuga ao fisco e desvio de receita do Estado.
Não há nenhuma razão para que os trabalhadores não sejam reintegrados, pois o consórcio que vai explorar a sala de bingo do Salgueiros, para além dos trabalhadores do bingo Brasília, está a contratar novos trabalhadores.
Os poucos trabalhadores do bingo do Salgueiros que a nova concessionária escolheu e contratou, foram obrigados a assinar um contrato a termo certo, com redução de direitos e do salário. Por isso estamos em luta e pedimos o seu apoio e a sua  solidariedade.Obrigado”.


O protesto decorreu durante várias horas, gritando palavras de ordem contra os responsáveis por esta situação e confrontando e mobilizando transeuntes e ganhando o seu apoio para o lado destes trabalhadores, tendo eles no final marcado uma reunião no seu sindicato para deliberar novas e contínuas formas de luta contra mais este abuso patronal .

Entretanto, soubemos também que a situação também não se mostra nada famosa para os cerca de 400 trabalhadores do Casino da Póvoa do Varzim, igualmente confrontados com perspetivas de despedimentos que igualmente os ameaçam. Aos companheiros daquela zona dos arredores do Porto, caberá também entrar em contacto com eles, indagarem a sua situação concreta e procurarem formas de solidariedade ativa, divulgando as nossas propostas de luta e articulando-as com eles.

CONTRA OS DESPEDIMENTOS, SOLIDARIEDADE E ACÇÃO DIRETA!

JP.

1 comentário:

  1. O conceito de empresa nestas situações deveria ser proibido.os trabalhadores deveriam ter o mesmo privilegio que tem o clube em causa.a exploração. o cinema trindade é uma simples locação. a CGTP vai esbarrar no labirinto do tribunal de trabalho.e quem suporta as atrocidades aos trabalhadores estará bem alicerçada concerteza.
    entretanto há o drama de quem perdeu o posto de trabalho.que tal um piquete a reclamar falsos bingos a toda a hora? é só um exemplo parvo.

    ResponderEliminar