terça-feira, 13 de novembro de 2012

Comunicado do Sov - Porto /AIT-sp


      14 Nov 2012  VIVA A GREVE GERAL !                      

Saudamos todos os trabalhadores e trabalhadoras que ousam participar nesta GREVE GERAL, independentemente das suas diferentes opiniões, tendências e preferências ideológicas, políticas ou religiosas. É o  nosso FUTURO, a nossa sobrevivência e a dos nossos,  que está em causa e não a importância maior
ou menor do partido A ,B ou C.!

A UNIDADE NA LUTA que precisamos passa, não pelo objetivo da “mudança das moscas” num ou outro governo mas sim pela nossa própria organização, de forma a ENFRENTARMOS OS PODERES ECONÓMICOS E POLÍTICOS, de forma a sermos nós próprios , trabalhadores e trabalhadoras, com ou sem trabalho, imigrantes e nacionais, reformados ou jovens, um autêntico CONTRA-PODER contra quem nos quer escravos miseráveis e obedientes. É esse contrapoder autónomo, dos trabalhadores e do povo que todos ELE$ temem! 

 É necessário estar consciente de que esta GREVE GERAL não é NEM DE QUALQUER PARTIDO, NEM DE QUALQUER DIRECÇÃO OU ORGANIZAÇÃO SINDICAL OFICIAL! ELA é DE TODO O POVO TRABALHADOR COM OU SEM TRABALHO, que está a ser sacrificado, para que o Estado salve os interesses do capital financeiro (bancos), dos grandes empresários e dos políticos corruptos do Estado!

O Sindicato de Ofícios Vários do Porto da AIT-SP (Associação Internacional dos Trabalhadores-Secção Portuguesa) sabe o que custa PERDER UM DIA DE TRABALHO para quem se vê cada vez mais “apertado” ( baixos salários, cortes nos direitos laborais e sociais, etc.) para garantir a vida a si e aos seus.  Mas também sabe que, ou hoje enfrentamos TAMBÉM com esta GREVE GERAL os vampiros do Estado e do patronato ou eles irão cada vez mais longe, explorando, roubando direitos, aumentando impostos e preços dos “serviços públicos” - e que  amanhã ainda poderemos acordar, como muita gente já, SEM TRABALHO, SEM CASA E SEM PRESENTE NEM FUTURO!

 Para além de ser necessário mostrar aos “cães grandes” do/s podere/s que SEM AS TRABALHADORAS E TRABALHADORES NADA FUNCIONA, esta greve é também um perigo para muitos políticos, gestores e pretendentes a chefes do trabalho dos outros, pois poderá também mostrar que a ÚNICA SOLUÇÃO para a situação atual não está em substituir uns patrões e governantes por outros mas sim em OS TRABALHADORES TOMAREM EM MÃOS A ECONOMIA DAS EMPRESAS E DO/S PAÍS/ES, num novo sistema de cooperativismo em autogestão e economia alternativa, sem exploradores nem explorados e defendendo o ambiente que o capitalismo destrói! Chamamos a isso COMUNISMO LIBERTÁRIO.

E DEPOIS DESTA GREVE GERAL?  

“A luta continua”, pois!... Mas ela não se pode ficar por seguir caminhos que já não resultam, apontados por quem apenas está interessado em CONSERVAR A ATUAL SOCIEDADE DE DESIGUALDADE E DE MISÉRIA e em vender aos poderes o seu  papel de “representante dos trabalhadores”!
“A luta continua, pois!... Mas não bastará paralisar ou mesmo ocupar uma empresa SEM QUE OS TRABALHADORES tomem aquilo que afinal é seu e o ponham a funcionar PARA SI e para o resto da comunidade! (lembremos o caso da“Afonsinho” em Arcos de Valdevez!).

 É necessário que CADA GREVE, CADA PROTESTO e CADA LUTA, causem MAIS CUSTOS aos meliantes do Estado e do patronato e  MENOS CUSTOS aos trabalhadores e ao povo:- GREVES DE ZELO (execução minuciosa das várias tarefas), -GREVES INTERMITENTES (que alterna horários de trabalho e dias diferentes ao longo da semana), -GREVES TROMBOSE  (uma ou poucas horas de cada vez em cada secção diferente mas que leva ao estrangulamento dos serviços), entre outras formas  de ação direta dos trabalhadores, como o boicote e a sabotagem. Claro que nada disto está “regulamentado” pelas leis dos Estados…Mas ou tudo isto se aplica urgentemente com a convicção da sua LEGITIMIDADE , ou continuarão os abusos atuais dos governos, do patronato e das suas leis!

É URGENTE informarmo-nos, prepararmo-nos, organizarmo-nos nas empresas e, nos plenários, assembleias sindicais,  assembleias de bairro,  propormos e decidirmos objetivos e formas de luta mais eficazes.
Apontar para objetivos como os dos nossos companheiros espanhóis da CNT- Confederación Nacional del Trabajo (também em greve geral neste dia) : semana de 30 h. sem redução de salários, não às horas extras –contra o desemprego,  Salários, subsídios de desemprego, apoios sociais, que deem para não morrer de fome, NENHUM trabalho sem ser dignamente pago!  Ocupação, controle e autogestão das empresas pelos trabalhadores!...

VIVA A GREVE GERAL – A NOSSA LUTA É INTERNACIONAL! 
                        ANARCO-SINDICAL-:CONTRA O ESTADO E O CAPITAL!
SEM AUTO-GESTÃO NÃO HÁ SOLUÇÃO!   DEMOCRACIA DIRETA-ACÇÃO DIRETA!
NEM MELIANTES, NEM REPRESENTANTES: AÇÃO DIRETA POPULAR!                       
PELA IGUALDADE, MUDAR ESTA SOCIEDADE!
                                                                                          
 AIT-SP /SOV-Porto  mail: <sovaitporto@gmail.com >        
                            site: http://sovaitporto.blogspot.pt/
                                                                                                  
                            telef.(pf): 223324001 - 961449268
                                                  

2 comentários:

  1. Lá estarei.Todos somos poucos para continuar a luta.
    A referência a outros tipos de greve pareçe-me pertinente e urgente.Além do mais são formas de greve nas quais , nós os trabalhadores temos um papel decisivo e activo.E, ao contrário das greves gerais, causam muita,muita mossa aos patrões!Para além de lhes moerem também a "moleirinha" .
    L.

    ResponderEliminar
  2. E ASSIM SE PASSOU...100% na stcp mesmo com serv. minimos obrigatórios.
    para combater o feudo que estes imperialistas querem instalar,só a desordem se mostra como arma capaz de fazer moça!
    a continuidade da luta dará o primeiro sinal de êxito,quando ao invés de serem os trabalhadores roubados a recorrerem dos tribunais,se assista ao subversor a buscar desse órgão "morto"a legitimidade.
    será o primeiro sinal de agonia da autocracia de quem começa a achar que pode e manda.

    ResponderEliminar